🌐EXORCIZANDO BOLSOMINIONS COM O LIVRO SAGRADO DO TRABALHADOR VEJA O VÍDEO

 🌐 As violentas reações dos seguidores de Bolsonaro ao meu artigo neste jornal, onde denunciei seu crime de apologia à tortura, não são um fato isolado. Devem ser estudadas como um fenômeno complexo, de expressão contemporânea, mas com raízes muito mais antigas. afirma o site " extra "

🐀Talvez possamos recorrer ao conceito de "narcisismo das pequenas diferenças", explorado por Sigmund Freud nos textos Psicologia de grupo (1921) e Mal-estar na Civilização (1930). Para Freud, a civilização, sob o império da lei, é a responsável pela inibição da agressividade humana, que é uma expressão narcísica do ego. No entanto, tal narcisismo agressivo rompe a barreira do recalque e se manifesta publicamente quando incentivado por líderes que se supõem acima da lei (e, portanto, da civilização) ou quando avalizados por um grupo que recorre a pequenas diferenças em relação ao outro para justificar a barbárie. site " extra "

VÍDEO + EM BAIXO

  

Os bolsominions se encaixam em ambos os casos. Seguem o líder, a quem chamam de mito, e dão vazão aos recalques narcísicos atacando as diferenças de grupos que elegem como rivais. Daí a constante referência agressiva a homossexuais, negros e feministas. Em muitos casos, tal referência esconde algo ainda mais profundo: um desejo reprimido de ser o outro. Por isso, considero muito provável a hipótese de o deputado Bolsonaro usar a violência contra grupos LGBT como forma de reprimir seu próprio desejo homossexual. site " extra "

COMENTE E COMPARTILHEM AO MAXIMO 

VÍDEO +  EM BAIXO

DEIXE O SEU COMENTÁRIO:
CLIQUE
CLIQUE NO BOTÃO PARA ASSINAR

Quando alguns críticos consideram a palavra nazista exagerada para definir um Bolsominion, sempre pergunto se as características citadas por Freud nos parágrafos acima não estavam presentes também na Alemanha da década de 1930. Da mesma forma, recorro a algumas condições históricas, como crise econômica, desgaste da esquerda, falta de representatividade política e a busca por um salvador da pátria. Não estaria sendo pavimentado o caminho para um totalitarismo nazifascista no país? Ou vocês ainda acham que é exagero?

Além de Bolsonaro ter 8% de intenções de voto na última pesquisa do IBOPE (o que significa o apoio de mais de 10 milhões de pessoas), sua página no facebook tem quase 3 milhões de seguidores. É lá que os bolsominions combinam de hostilizar os grupos e pessoas com quem têm as diferenças narcísicas.

Eles usam a expressão "vamos lá oprimir". E, juntos, reverenciam o líder, atacam o "inimigo" e se masturbam mutuamente através dos xingamentos que utilizam. Já vimos esses acontecimentos na história recente. A praça virtual pode se transformar na praça do seu bairro rapidamente.

 Felipe Pena é psicólogo, jornalista e professor da UFF. Doutor em literatura pela PUC, é autor de 15 livros e diretor do documentário "Se essa vila não fosse minha".

LULA EM 2018 JÁ É UMA REALIDADE 


MÍDIA KIT 100TÁPRAV

PARTÍCULAS